2017

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Perguntas e Respostas Frequentes

Sumário

 

Existem pelo menos três formas diferentes de converter documentos do Microsoft Word em PDF.

I- Convertendo Documento do Word com Microsoft Office 2010

Se você dispõe do editor de texto Microsoft Word 2010 (ou versão superior) poderá converter os documentos no formato .doc e .docx seguinte os passos abaixo.
1. Abra o documento no editor de texto
2. Clique a aba Arquivo e em seguida a opção Salvar Como
3. Uma nova janela será aberta. No rodapé, localize o campo Tipo e escolha a opção PDF – Portable Document Format
4. Altere local e o Nome do arquivo (se desejar) e clique o botão Salvar
5. Pronto! O arquivo foi salvo em PDF no seu computador e você poderá agora anexá-lo à inscrição da sua escola no Sistema de Inscrições Online do Prêmio Gestão Escolar.


II - Convertendo Documentos do Word para PDF Online
Se você dispões de acesso à Internet poderá converter documentos .doc, .docx e outros para PDF sem precisar instalar qualquer outro software. Siga os passos abaixo:

1) Acesse o site http://docupub.com/pdfconvert/
2) No formulário exibido, no campo Compatibility(Compatibilidade), escolha a opção Acrobat 9.0
3) No campo sinalizado pelo número (2) Select file clique o botão para selecionar o documento que deseja converter
4) No campo assinalada pelo número (3) Delivery Method escolha a opção Wait for conversion in browser (aguardar a conversão no navegador)
5) Clique o botão Upload & Convert e aguarde a confirmação. Quando a conversão for concluída, será exibida uma nova janela com a mensagem de confirmação e um link para fazer o download do arquivo já em PDF.
6) Localize e, com o botão direito do mouse, clique sobre o link e em seguida escolha a opção Save as... (Salvar como)
7) Uma nova janela será exibida. Escolha um local no seu computador para salvar o documento convertido.
8) Pronto! O arquivo foi salvo em PDF no seu computador e você poderá agora anexá-lo à inscrição da sua escola no Sistema de Inscrições Online do Prêmio Gestão Escolar.


III - Convertendo documentos do Word e ODF usando o LibreOffice/OpenOffice/BrFoffice (software livre)

Se você dispõe ou está utilizando um dos seguintes editores de texto LibreOffice, OpenOffice ou BrOffice você poderá converter um documento em PDF seguindo os passos abaixo.
1) Abra o documento utilizando um dos editores citados
2) No menu superior localize e clique a opção File (Arquivo) e em seguida a opção Export as PDF (Exportar como PDF)
3) Uma nova janela será exibida. Clique o botão Export (Exportar)
4) Escolha um local no seu computador para salvar o documento convertido
5) Pronto! O arquivo foi salvo em PDF no seu computador e você poderá agora anexá-lo à inscrição da sua escola no Sistema de Inscrições Online do Prêmio Gestão Escolar.

 

Na página inicial, na caixa intitulada Inscrição, localize e clique o link "já sou cadastrado". Você será encaminhado para o formulário, no qual há o link "esqueci a senha".
Clique esse link, preencha o formulário e cique em Enviar. Uma senha gerada e enviada para o endereço de e-mail cadastrado.

 

Algumas informações tais como e-mail, telefone, endereço e CEP podem ser alterados a qualquer momento.



Para alterar essas informações o usuário deve acessar o Sistema e clicar sobre o nome deste que aparece no canto superior direito.



Serão exibidas as opções Perfil (que lhe permitirá alterar as informações citadas acima) e Alterar Senha que lhe permitirá alterar apenas a senha.

 

Quando isso acontece, precisamos analisar as possibilidades. Seguem abaixo algumas possibilidades:




Bloqueio feito pelo órgão ou pelo provedor

Para evitar o desperdício de banda e a entrada de vírus e falsos e-mails, os órgãos públicos criam filtros computacionais que acabam por bloquear e-mails automáticos como é o caso dos  enviados pelo nosso sistema. Se for este o caso, o setor de Tecnologia da Informação do órgão deve ser consultado.

Também, para evitar o abuso do serviço de envio de e-mails, alguns provedores implementam um filtro. Nesses casos, basta verificar nessas caixas, se o e-mail procurado se encontra na "Lixeira" ou para a caixa de "Spam".


Endereço inválido

Ocorre quando o endereço de e-mail é cadastrado erroneamente na fase inicial da inscrição.

Se o problema não se enquadra em nenhum dos casos anteriores, entre em contato com o Consed e solicite a revisão do seu endereço de e-mail. Lembre-se de informar seu CPF.


 

As escolas não devem se preocupar com o número de páginas


Quando for o caso, na própria aba está presente um link Instruções que fornece algumas orientação par o preenchimento do formulário em questão.


Dessa forma, cada aba do site indica a quantidade de páginas possíveis naquela etapa da inscrição.

 

Não será preciso anexar documentação comprobatória para cada uma das dimensões.


Depois de feita a autoavaliação, a escola deverá escrever um texto justificando o grau de atendimento dado ao conjunto de respostas que compõem a dimensão (isso substituirá os muitos anexos solicitados nas edições anteriores 2012).


Além disso, a escola deverá anexar até três documentos que considerem mais significativos do conjunto das dimensões, sugere-se que os anexos refiram-se aos "pontos fortes" da escola.

 

É o documento oficial que habilita a escola a funcionar, publicada no diário oficial do estado ou município. É possível que você consiga esta informação na secretaria de educação do seu estado.



Veja alguns exemplos:


  • ESCOLA ESTADUAL DEPUTADO VITAL DE MENDONCA - Decreto lei n. 57 de 14/03/1963

  • EE AMELIO DE CARVALHO BAIS - Resolução/SED n. 2.448, de 2 de junho de 2011

 


Caso já tenha efetuado o cadastro inicial, você pode acessar o Sistema clicando o botão Já sou cadastrado! localizado no canto superior direito.



Informe o CPF e a senha que você cadastrou anteriormente.



Se o acesso não for autorizado atente para as seguintes orientações:



  • O Sistema faz diferenciação entre letras maiúsculas e minúsculas. Observe se a tecla CAPS LOCK (deixar tudo em maiúsculo) está ativada

  • Se não tiver certeza da senha previamente castrada, veja o tópico "Esqueci a senha. Como posso obter uma nova senha?"



 

Durante o período de inscrição, mesmo os coordenadores estaduais não terão acesso aos dados das escolas inscritas.



As inscrições estarão disponíveis somente após o término do período de inscrição.


 

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